O pelo funciona como um isolante térmico para o cachorro, ele concentra o calor no corpo do cão e também evita que o cachorro absorva calor em excesso.
Não é recomendado que você tose muito o seu cachorro, muitas pessoas cometem o erro de tosar completamente os cães de pelo longo no verão achando que assim o cachorro ficará mais “fresco”, mas isso não é uma verdade.
A tosa continua sendo importante porque evita que o pelo acumule fungos, bactérias e parasitas (pulga, carrapato etc).
A solução, se você tem um cachorro de pelo longo e que precise de tosa, é que você faça uma tosa média, que mantenha o cachorro higiênico mas ao mesmo tempo não tire a função do pelo do cão.
A tosa higiênica é feita para manter a higiene e a limpeza do cachorro, ela consiste em aparar os pelos das patas (principalmente embaixo, entre as almofadas, para evitar que o cachorro fique escorregando no chão liso ou para evitar que fique encardido) e aparar a área íntima do cachorro, pois essa região acaba ficando com resquícios de urina e fezes, concentrando um cheiro ruim e sujeira.
Principalmente com o clima quente, moscas e mosquitos começam a rondar o cachorro, atraídas pelos resíduos de xixi e cocô que ficam no pelo. Esses insetos podem colocar ovos no cachorro, causando bicheiras e bernes.
Se você tiver segurança, você mesmo pode fazer a tosa higiênica, caso seu cachorro fique calmo durante o procedimento e você tenha confiança para manusear a tesoura nessas regiões. Mas se você tiver dúvida, é mais seguro levar seu cachorro na petshop e pedir uma tosa higiênica – que é mais barata que a tosa normal.
Essas raças costumam ter o pelo médio, sem crescimento infinito. Costumam soltar bastante pelo e precisam de tosa higiênica nas partes íntimas (genital e ânus).
Isso vai variar de raça para raça e também de cão para cão. Esse período pode variar de 45 dias a 3 meses.
Com o tempo você vai se habituar e vai saber quando seu cachorro estiver precisando da tosa.
Não recomendamos banhos frequentes no seu cachorro para não tirar a proteção natural da pele dele, isso pode gerar dermatites e inclusive aumentar o cheiro do cachorro – muitas pessoas acham que dando mais banho remove mais o cheiro, mas é o contrário.
Para cães de pelo longo, recomendamos o banho de 15 em 15 dias. Para cães de pelo curto, os banhos devem ser mensais.
Entre os banhos, escove sempre seu cachorro (pelos longos – diariamente; pelos médios – a cada 3 dias; pelos curtos – uma vez por semana).
A escovação frequente ajuda a remover nós, retira os pelos mortos, melhora a circulação e espalha a gordura natural da pele, tornando os pelos mais brilhantes. Seu cachorro também costuma se sentir melhor depois de estar escovado.
Fonte: https://tudosobrecachorros.com.br/tudo-sobre-tosa-caes/